sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Miracle at St. Anna

De repente, um homem a 3 semanas de se reformar do seu trabalho nos correios, assassina a sangue frio um cliente com uma pistola de um soldado alemão da II Grande Guerra. A polícia não compreende o que o levou a fazer isso, ainda para mais porque ele tinha sido um herói durante a guerra. Mas o que os deixou mais perplexos era a cabeça de uma estátua que ele tinha no armário do seu apartamento. A explicação é dado pelo próprio a um jovem jornalista que o visita na prisão, tudo se passou quando quatro soldados negros da 92ª Divisão de Infantaria "all-black", que é inteiramente composta por negros, vêem-se, subitamente, em território inimigo, após uma travessia de um rio, no qual foram os únicos que conseguiram atravessar.
Sem serem detectados pelos alemães, eles conseguem escapar, mas, ao mesmo tempo, vão-se infiltrando cada vez mais em território inimigo. É aí que encontram um rapaz ferido que resolvem ajudar.
Levam-no para uma pequena vila italiana de nome Tuscany, onde se sentem bem, mais bem tratados no que na sua terra natal onde existe a segregação racial. O problema é que à volta deles só existem alemães e, enquanto não chegarem os aliados para os salvar, eles têm de passar despercebidos se quiserem sobreviver.

Filme de 2008 com Omar Benson Miller, Derek Luke e Valentina Cervi. Realizado por Spike Lee.

Spike Lee a fazer um filme da II Grande Guerra? Não estava à espera confesso, mas este filme, que foi baseado no massacre que as Waffen-SS fizeram Sant'Anna di Stazzema, em 1944, é uma bela história.
Claro que, sendo o filme de quem é, tudo tinha de girar à volta de negros, e, mais uma vez Spike Lee mostra como eles foram descriminados, sendo usados como carne para canhão e liderados por um comandante jovem e racista. O filme tem uma bela fotografia a meu ver, e tudo muito bem recriado para a época. Preparem um mega copo de pipocas (vocês, porque eu não gosto), porque este filme tem 160 minutos, o que vale é que são bem empregues.

A minha classificação : 14
IMDb: 5.6/10 ( 2.811 votes )

Género: Acção / Crime / Drama / Guerra / Thriller
Duração: 160 min
Trailer:

Nenhum comentário: